Campanha Diálogos
2021
A campanha, em parceria com o Engajamundo, teve como objetivo aproximar as juventude às potencialidades da biodiversidade e da diversidade local, com foco nas temáticas de racismo ambiental e recursos hídricos (mananciais, cachoeiras e reservatórios), com a transversalidade da narrativa do pertencimento ao território e da interseccionalidade da temática ambiental.
Ações realizadas
Considerando o indicador que os jovens da região tem uma visão de desenvolvimento que muitas vezes está ancorada na sua vontade de sair da comunidade e em um ascensão social por meio da aquisição de bens duráveis como apartamentos e carros.
Desse modo, a campanha teve como objetivo aproximar as juventude às potencialidades da biodiversidade e da diversidade local, com foco nas temáticas de racismo ambiental e recursos hídricos (mananciais, cachoeiras e reservatórios), com a transversalidade da narrativa do pertencimento ao território e da interseccionalidade da temática ambiental.
O objetivo principal foi informar à juventude sobre questões ambientais e dessa forma gerar o reconhecimento e pertencimento ao seu lugar sob a ótica ambiental.
Criamos uma personagem fictícia, chamada Carolina, inspirada na Carolina Maria de Jesus, que foi morada de Parelheiros. Ela mora na região da Barragem com pais agricultores. É uma pessoa que está em processo de formação tanto política quanto da questão ambiental. Ela quer nivelar as informações com os outros jovens. E tem um sentimento de que já vive isso, mas está criando conexões conjuntamente.